18 de agosto de 2008

Encontro Diocesano de Páscoa
















No dia 29 de Março de 2008 realizou-se o Encontro Diocesano de Santarém ( com os grupos de MAAC da Louriceira e de Assentis) em Torres Novas. Decorreu na casa das irmãs de S.José de Cluny, local onde fomos muito bem recebidos pelas irmãs. Neste encontro estivemos cerca de 50 crianças, adolescentes e acompanhantes. A coordenadora nacional do MAAC também estava connosco. O lema era: “MAAC à descoberta da Alegria”.
Os objectivos foram criar laços de proximidade e sentido de movimento e também descoberta da alegria Pascal.
Depois de revermos os amigos e conhecer outros na apresentação tivemos uma pequena introdução ao encontro.
Na etapa do VER chamada “A alegria de ver” começamos por fazer um percurso de olhos vendados. Depois deste conseguimos perceber que a vida para quem não vê é complicada. Assim com consciência do valor de ver respondemos a questões como por exemplo “ o que nos dá mais alegria” e apontamos as causas e consequências de estar alegres as quais escrevemos depois nos óculos.

A etapa seguinte foi o JULGAR “ Caminhos de Alegria”. Os adolescentes receberam SMS com passagens da Bíblia que tinham de reflectir, como por exemplo “E serás feliz por eles não terem com que te retribuir: ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos” (Lc 14, 14). As crianças tinham de procurar um envelope no jardim com uma mensagem. Nestas mensagens estavam passagens da bíblia que falam por exemplo da alegria do nascimento de Jesus e a alegria da conversão do pecador.
Depois foi a hora do almoço partilhado. Nas toalhas escrevemos a razão de estar alegres quando partilhamos. Tivemos um tempo antes de continuar os trabalhos onde podemos brincar.
A última etapa da revisão de vida, o AGIR “ A alegria de construir”. Nesta etapa começamos por nos juntar em 7 grupos e cada grupo fez 3 mandamentos. Cada grupo escolheu um delegado que reuniram com o Zé Carlos e decidiram os 10 mandamentos da Alegria. Durante este tempo o Padre Pedro brincou com os que não estavam na reunião. Depois foi hora de fazermos uma assembleia onde pudemos votar os mandamentos que os delegados escolheram. Alteramos alguns e depois dois de nós escreveram na tábua os mandamentos.
Participamos depois na celebração da Alegria. Foi uma celebração muito rica onde podemos ser testemunhas da Alegria da ressurreição com todas as irmãs. No ofertório entregamos a tábua da Alegria.
Quando o dia estava a acabar partilhamos o lanche antes de regressarmos alegres para casa.
O encontro foi muito bom! Gostamos todos muito de podermos estar com os nossos amigos.

Rafael dos Exploradores e Alexis dos Trevos

Sem comentários: