18 de agosto de 2008

VER (semana de 30 de Junho a 10 de Julho) Trevos

"07-10 de Julho de 20


No ambito do tema Direitos Humanos que nós, os Trevos, temos vindo a desenvolver, participámos numa semana dedicada a temas escolhidos por nós como: a descriminação, o terrorismo entre outros. Desde o inicio do ano que temos vindo a desenvolver pesquisas e trabalhos relacionados com esta etapa da Revisão de Vida, mas durante estes dias dedicámo-nos inteiramente ao VER.








O Terrorismo e Guantanamo: tivemos oportunidade de visualizar o filme "Um coração poderoso", que retrata o desespero de uma jornalista grávida ao saber que o seu marido, também ele jornalista, tinha sido raptado por terrorista; visualizámos também um documentário sobre a mais polémica prisão de todos os tempos: a prisão de Guantanamo, uma prisão para supostos terroristas.






Darfur e a situação dos refugiados: visualizámos o filme "As tartarugas também voam", um filme protagonizado por crianças refugiadas na fronteira entre a Turquia e o Iraque; visualizámos um documentário realizado pela Odisseia chamado "Apelo à consciencia-Darfur", que retrata a vida dos refugiados em Darfur; visitámos sitios de organizações que lutam pelo fim do genocídio em Darfur e jogámos um jogo que pertende alertar para a situação de Darfur, nesse jogo temos de ir buscar àgua a um poço antes de sermos apanhados ou organizar um acampamento de refugiados.
Violação dos direitos das mulheres: analisámos informação de situações deste caso.






Discriminação: combinámos encontrarmo-nos às nove da noite perto da sala do Maac para irmos ao Olhos de Água, fazer o quê? Só a acompanhante sabia. Disseram-nos apenas que iamos que conhecer um grupo de jovens que muitas das vezes é descriminado e estava a fazer uma visita de alguns dias aos Olhos de Água. A decisão de não sabermos com o que nos iriamos deparar surgiu porque quando falámos de descrimação todo o grupo disse que não descriminava, no entanto ao confrontarmo-nos com jovens diferentes houve um certo receio. Durante a viagem até aos Olhos de Água muitas suposições surgiram: seria um grupo de deficientes ou de jovens com diferente orientação sexual? Estas duas pareciam ser as hipoteses mais apontadas.
Ao chegarmos deparámo-nos com um grupo de 10 jovens muito felizes, movimentavam-se em cadeiras de rodas, pois tinham paralesia cerebral. O espanto era visível nos rostos de cada elemento do grupo, apesar de esta ter sido uma hipotese considera pelo grupo. Em conjunto com o grupo de pioneiros do Agrupamento 867-Alcanena, com os 10 jovens e os seus monitores passámos uma noite bem animada onde cantámos acompanhados por violas. Na ultima noite que o grupo passou nos olhos de Água também os visitamos, desta vez visualizámos um Power Point com fotos dos dias anteriores e seguiu-se karaoke." Trevos

2 comentários:

Anónimo disse...

hmmm...
n percebi nada...
entao dizem so q foram sem dizer o q fizeram, o q aconteceu??
qeremos mais informação, pff!!

beijos
Raquel, Estrelas*

PS- E o acampamento...
inda n esta pq??

Anónimo disse...

ahh... assim está muitissimo melhor!!!!

bigado e beijos...